Interpretação e Significação da Lírica Moderna
Written by Adonai Estrela Medrado   
Sunday, 29 November 2009 04:22

Sobre

Este material é adaptação de trabalho presentado em novembro/2009 como requisito para aprovação na disciplina Teoria da Literatura do Curso de Letras/UNIFACS.

Interpretação e Significação da Lírica Moderna

A voz da poesia (aquele que expressa um sentimento/estado de espírito) não pode ser caracterizada como de uma pessoa em particular. A voz é a do poeta, mas também a do leitor.

Com o ato de ler o leitor transforma-se em sujeito participante, que dá significado àquelas linhas escritas pelo poeta. Este opera as palavras, escolhe a linguagem, constrói o texto e o entrega para ser subjetivado. Como bem diz Drummond, “As palavras não nascem amarradas,/elas saltam, se beijam, se dissolvem,/no céu livre por vezes um desenho,/são puras, largas, autênticas, indevassáveis.”.

O leitor aproxima-se das palavras e as (re-)significa no processo de construção e recriação do seu eu. A poesia uma vez escrita não pertence nem representa ninguém, mas, ao mesmo tempo, pertence e representa a todos que assim o queiram. Parafraseando o poema: os poetas são de todos, são todos nossos irmãos e seus poemas nos atravessam.

Last Updated on Sunday, 29 November 2009 05:08