Agressão e Violência
Written by Adonai Estrela Medrado   
Monday, 30 June 2008 19:59

Sobre

Este material representa pensamentos livres sobre o tema realizados em maio/2007. Pequenas alterações foram realizadas.

Agressão e Violência

Agressão e violência são dois conceitos que se confundem a depender da linha teórica que se segue. A coisa fica pior quando se fala de indisciplina e agressividade. Algumas idéias: indisciplina é o descumprimento sistemático às regras de conduta; agressividade é capacidade de expressar a agressão; agressão é o uso de força que fira a integridade em qualquer grau direta ou indiretamente pessoa ou animal; violência é utilizar-se da agressão como meio.

Indubitavelmente existe uma linha muitíssimo ténue entre estes conceitos. E mais: existe uma relativação muito grade envolvida. Quando saber se a integridade de alguém foi afetada? A agressão e a violência só poderiam ser analisadas e avaliadas como tal pelo “objeto” que sofreu a ação.

Mas de onde vem a agressão/violência? Da raiva? E a raiva, vem de onde? Da frustração. E a frustração? Vem da incapacidade de encontrar respostas para as situações que atinjam os objetivos desejados.

Com isto explica-se porque a agressão/violência no mundo está cada vez maior. Quanto mais pessoas frustradas, mas raiva e, por conseqüência, mais atos agressivos/violentos serão realizados.

A catarse é a solução? Fazer com que pessoas liberem sua energia agressiva/violenta em momentos controlados faria com que elas se acalmassem? Talvez só temporariamente, ou talvez só pioraria. A catarse pode fazer com que o indivíduo se acostume a liberar sua energia violenta, mas também pode fazer com que ele fique com o nível de energia menor durante um tempo. Isto tudo considerando que existe uma energia agressiva, mas pode existir somente uma causa genética: a propensão para à agressividade.

Agressividade é genética? É possível que exista um componente genético, mas também é possível desempenhar certo grau de controle sobre ele.

 

Last Updated on Monday, 30 June 2008 20:27