Fone e Fonema
Written by Adonai Estrela Medrado   
Saturday, 03 April 2010 21:54

Sobre

Este material é adaptação de trabalho presentado em março/2010 como requisito para aprovação na disciplina Literatura Portuguesa II do Curso de Letras/UNIFACS.

Fone e Fonema

Descritos pela fonética, os fones são os sons pronunciados pelos falantes de uma língua, todos os humanos normais  são capazes de reproduzi-los. Eles se reúnem num conjunto relativamente pequeno de propriedades fonéticas.

Quando os fones têm propriedades distintivas eles são chamados de fonemas e tornam-se unidades linguísticas. Bechara (2009) traz uma definição mais detalhada, segundo ele, os fonemas seriam uma realidade acústica registrada pelo aparelho auditivo, ou seja, “os sons elementares e distintivos que o homem produz quando, pela voz, exprime seus pensamentos e emoções” (p. 57). Eles podem ser exemplificados pelos alfabetos uma vez que estes são resultantes da segmentação da cadeia falada com base na forma e nas funções sendo assim resultantes dos fonemas daquela língua.

Como Bechara (2009), alguns autores representam o fonema através de letras entre barras como em: /a/, /é/, /i/, /ó/ e /u/. Este tipo de representação é típico da transcrição fonêmica que só considera os fonemas da língua; a transcrição fonética se faz entre colchetes.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. rev., ampl. E atual. Conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fonteira, 2009.