Cancioneiros
Written by Adonai Estrela Medrado   
Monday, 24 May 2010 15:05

Sobre

Este material é adaptação de trabalho apresentado em março/2010 como requisito para aprovação na disciplina Literatura Portuguesa/UNIFACS.

Cancioneiros

Os Cancioneiros dizem respeito aos álbuns onde foram compiladas as produções literárias da fase ingênua (lírica) da primeira época medieval. Estas compilações foram feitas a partir inclusive da cultura oral, já que muitas canções foram fixadas em épocas tardias.

Além de seu valor literário, eles também têm valor histórico, pois podemos depreender a partir deles os costumes, as lendas e as tradições dessa época.

São três os Cancioneiros conservados até os dias atuais: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional ou Colocci-Brancuti.

Nesta produções, é comum uma marca de religiosidade, pois na Idade Média a Igreja detinha grande poder estando inclusive acima do poder civil. A sua marca na sociedade e na cultura era evidente e inegável e se refletiu na produção artística da época.

Classificação das cantiga

Classificam-se as produções dos Cancioneiros em cantiga de amor e cantiga de amigo.

Na cantiga de amor o homem se dirige à sua amada em um ambiente da Corte cultivando-se o amor cortês; seu tema é o amor-sentimento, amor-aspiração, amor-inatingível, o poeta é desprezado e sofre, imaginando-se como um servo da dama a quem se submetia. Falava-se de um desejo sem correspondência.

Em oposição, na cantiga de amigo o eu lírico é feminino e se queixa para a mãe, amiga ou para a natureza da ausência do amigo (namorado), há demonstração de uma afetividade pela natureza e inspira-se na vida rural e popular; transmite-se o sentimento da mulher (saudade, ciúme, ressentimento, ansiedade, etc.).

O quadro abaixo resume as principais distinções:

 Cantiga de amorCantiga de amigo
Eu lírico Masculino.Feminino. 
InterlocutorAmada.Mãe, amiga, natureza.
Ambiente inspiradorCorte, rica e refinada.Natureza, vida rural e popular.
TemaAmor-sentimento, amor-aspiração, amor-inatingível, sofrimento.Ausência do amado.

Last Updated on Monday, 24 May 2010 19:40