Romantismo
Written by Adonai Estrela Medrado   
Monday, 24 May 2010 15:52

Sobre

Este material é adaptação de trabalho apresentado em abril/2010 como requisito para aprovação na disciplina Literatura Portuguesa/UNIFACS.

Romantismo

O Romantismo aparece no século XIX como uma arte livre, substituindo a rigidez dos períodos anteriores. O artista romântico tinham em mente a liberdade. O poeta, como artista, repudiava os clássicos e suas regras, modelos e normas. Lutava pela liberdade artística e a mistura de gêneros literários.

Ele é livre para criar com a natureza às vezes refugiando-se nela, às vezes utilizando-a para representar seu mundo. É livre para criar sua própria representação de mulher e seu próprio sentimento sobre o amor. É livre inclusive da religião.

A arte romântica não era universalista. O escritor romântico preferia uma arte centrada no eu, arte individualista. Ele projetava-se para dentro de si. Só que seu mundo interior é cheio de sentimentos contraditórios, um verdadeiro caos interior, que acaba por desencadear uma melancolia e tristeza.

Desta relação com o seu caótico e contraditório interior surge em seu trabalho diversos conteúdos sentimentalistas. Em algumas produções a mulher é vista como alguém que não deve se aproximar dele para não se magoar com o turbilhão de sentimentos que constitui o seu eu. Também é recorrente o uso da natureza para significar seu mundo interior.

Fazer parte do Romantismo significa ter liberdade de criação, mas ao mesmo tempo voltar-se para o mundo interior e se deparar com sentimentos contraditórios que levam a uma melancolia e tédio. Neste contexto, a natureza aparecia como uma possibilidade de fuga, mas isto não o libertava de suas contradições.

Last Updated on Monday, 24 May 2010 16:19