O pastor amoroso
Written by Adonai Estrela Medrado   
Monday, 24 May 2010 16:05

Sobre

Este material é adaptação de trabalho apresentado em abril/2010 como requisito para aprovação na disciplina Literatura Portuguesa/UNIFACS.

O pastor amoroso

O texto a que se refere esta análise pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000006.pdf.

Análise

A obra “O pastor amoroso” foi escrita por Fernando Pessoa que a atribuiu a um dos seus heterônimos (autor fictício com personalidade própria): Alberto Caeiro.

A diferença de um pseudônimo para um heterônimo é que o último possui personalidade própria enquanto o primeiro não. Cada heterônimo tem seu próprio conceito de vida. Alberto Caeiro era ligado à natureza e desprezava e repreendia qualquer forma de pensamento filosófico, pensar resultaria em um mundo complexo e problemático onde só há incerteza ou obscuridade.

Na obra “O pastor amoroso” fala-se das transformações que se operam no homem que está amando. Vai do encontro e encantamento do amor até sua perda. Destaca-se a diferença que faz entre quem ama e quem não ama: “Quem ama é diferente de quem é. / É a mesma pessoa sem ninguém”. Como Alberto Caeiro era ligado a natureza ela está sempre presente em toda a obra a começar pelo seu título “O pastor amoroso”. Observe-se inclusive que pela importância que o significante natureza tem para o autor, ele sempre aparece grafado em letra maiúscula, como se praticamente fosse seu deus, o que faz todo sentido diante da personalidade de Alberto Caeiro.

No entanto, a amada é capaz de mudar a percepção que o eu lírico tem da natureza (“Tu mudaste a Natureza ... / Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,”). Como se seus sentimentos ficassem mais aguçados, ou pelo menos, como se conseguisse ver as coisas de outra forma.

Para Alberto Caeiro (representante do modernismo português) a natureza é suprema. O amor só a traz mais para próximo, valorizando-a em um movimento que se aproxima da realização plena.