Motivação para o início da literatura urbana no Brasil
Written by Adonai Estrela Medrado   
Monday, 24 May 2010 17:00

Sobre

Este material é adaptação de trabalho apresentado em abril/2010 como requisito para aprovação na disciplina Literatura Brasileira I/UNIFACS.

Motivação para o início da literatura urbana no Brasil

O século XIX destaca-se principalmente no que diz respeito à independência política das colônias. O empenho brasileiro de emancipação tem em 7 de setembro de 1822 seu ápice, pelo menos simbólico. A partir daí restava encontrar a sua identidade própria, ou seja, após a independência política era necessário encontrar também uma identidade independente. Era importante afirmar-se como brasileiro e autônomo, portador de uma nacionalidade e de características culturas próprias.

Inicialmente, na busca desta identidade, a literatura brasileira opta por heróis e personagens indígenas com ambiente narrativo voltado para a floresta ou para o sertão. Valorizava-se a participação do indígena na constituição do povo e as particularidades nacionais.

Porém, o Romantismo teve um duplo movimento. Durante todo o Romantismo manteve-se um dever patriótico, mas cantando-se tanto a terra quanto o progresso.

Foi a partir da segunda metade do século XIX que a urbanização e a vida nas cidades começaram a aparecer de uma forma mais constante na literatura demonstrando um maior imbricamento entre o discurso histórico e o discurso literário. As cidades eram vistas como diferentes do mundo rural, ícones da modernidade, mas que ao mesmo tempo apresentavam condições existenciais, políticas e sócio-históricas bem peculiares, o que motivava um vislumbramento crítico principalmente pelo fato das cidades, desprovidas de infra-estruturas adequadas, acarretarem em doenças físicas e sociais.

A primeira motivação para a literatura urbana estava justamente na percepção negativa da vida nas cidades deste período.

Last Updated on Monday, 24 May 2010 17:16