Derivação imprópria
Written by Adonai Estrela Medrado   
Wednesday, 23 June 2010 12:56

Sobre

Este trabalho foi apresentado como respostas a uma atividade da disciplina Língua Portuguesa II na Universidade Salvador (UNIFACS) em maio/2010.

Derivação imprópria

Geralmente chama-se de variação imprópria quando um vocábulo usualmente utilizado numa classe é usado em outra. Por exemplo, uma cor na maioria dos casos adjetiva (Observei o céu azul enquanto pensava na vida), mas pode ser substantivo (O azul me pareceu vermelho tamanha era minha raiva). Nas palavras de Silva e Koch, derivação imprópria é o “[...] processo de enriquecimento vocabular ocasionado pela mudança da classe de palavras” [1]. Entretanto, estas autoras não consideram este processo como tipo de derivação por se tratar de um processo sintático-semântico e não morfológico.

De fato, considerando que a definição destas autoras de derivação é de processo de formação de novas palavras “[...] por meio de afixos agregados a um morfema”[2], não havendo agregação ao morfema, não há derivação e a expressão “derivação imprópria” torna-se inapropriada.

Notas

[1] SILVA, Maria Cecília Péres de Souza e. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 8a. ed. São Paulo: Cortez, 1995. p. 33

[2] Idem nota 1. p. 32.

Last Updated on Wednesday, 23 June 2010 13:09