Eric Galdino: Prova AVI - SO FAZAG 2010.2

From AdonaiMedrado.Pro.Br
Revision as of 17:10, 22 October 2010 by Ericgaldino fazag (Talk | contribs)

Jump to: navigation, search

Questao 1

1-O que é um Sistema Operacional? Cite um exemplo e justifique caracterizando-o.

O sistema operacional é responsável pelo gerenciamento do processador, memoria ,I/O entre outros recursos que formam um computador ou seja, pode ser classificado como um programa de controle e gerenciamento do hardware,software, com a responsabilidade de alocar recursos. Com ele também deve prover uma interface para o usuário, assim dando uma facilidade ao usuário a ter acesso aos recursos do computador. Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira, Professor UFRN ( abril/2004 ) “o Sistema Operacional é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários do sistema e suas aplicações”. O Debian é uma Distribuição Livre com a licença GPL, nele contem vários programa básicos para fazer seu computador pessoal Funcionar bem. o Debian hoje em dia usa o kernel Linux. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. Analisando o que foi mencionado acima, concluiu-se que uma distribuição é um sistema operacional Unix incluindo o kernel Linux e outros aplicativos, formando assim um conjunto de software. Em relação ao sistema operacional, o individuo deve ir em busca de programas que dê funcionalidade a seu sistema, compilando-os e carregando-os, sendo chamado pelos técnicos de sistema operativo, o que são considerados como S.O. é Linux e Windows, os derivados são chamados distribuições como Debian, Redhat, XP, Vista, etc.

Questao 2

2- Como funciona a gerência de processos no Sistema Operacional que você escolheu? Quais as ferramentas disponíveis para administração dos processos pelo usuário/administrador?

Nas distribuições linux depois de ter ligado a maquina a bios ter carregando todos os dispositivos de entrada e saida irá carregar o seu gerenciador de boot, que por sua vez tem como uma de suas funções é carregar o kenel depois do kenel ter inicializado ele começa o processo de inicialização do sistema executando init, ele é o que indica o primeiro script a ser executado. /etc/init.d/rcS, esse script ira fazer uma verificação e também montar os sistemas de arquivos os seus módulos, e tem também o /etc/init.d/network esse pelo nome já dar para deduzir o que ele faz, ele inicializa todos os serviços de redes, /etc/rc.boot/. esse ai é onde podemos especificar os scripts que não necessitamos carregá-los isso o usuario que deve especificar se a ou não a necessidade , depois de carregar todos os scripts existem alguns níveis de inicialização chamados de runlevel o Linux contém 7 níveis citados a baixo 0 (parar o sistema) 1 (modo de usuário único) 2 até 5 (vários modos multiusuário) 6 (reinicia o sistema).

Por padrão a distribuição Debian vem com id=2, que indica que o runlevel padrão será o '2' quando o sistema entrar no modo multiusuário, e os scripts de /etc/rc2.d/ serão executados esses rcN.d são apenas links de simbólicos para os scripts do init.d, esses links servem para definir o modo de execução dos scripts no init.d. Para gerenciar os processos em execução no debian e nas distribuições Linux usamos o ps esse comando tem como função nos mostrar os processos em execução para chegar ate ele var no console e digite ps ai ele mostra os processos , digitando ps mais seus comandos básicos teremos resultados diferentes tais como.

                a- mostra todos os processos existentes;
                e - exibe as variáveis de ambiente relacionadas aos processos;
                f - exibe a árvore de execução dos processos;
                l - exibe mais campos no resultado;
                m - mostra a quantidade de memória ocupada por cada processo;
                u - exibe o nome do usuário que iniciou determinado processo e a hora em que isso ocorreu;
                x - exibe os processos que não estão associados a terminais;
                w - se o resultado de processo não couber em uma linha, essa opção faz com que o restante seja exibido na linha seguinte (linux.about, 2010 ).

Um outro comando que pode se trabalhar em conjunto com o comando ps é o kill. Esse comando tem a finalidade de encerrar um processo, ele é usado da seguinte forma va no terminal digite o ps isso irar retorna um numero chamado de pid para finalizar o processo é bem simples digite o comando kill e o numero pid e pronto. O comando bg Coloca um processo suspenso em background fg Ao contrário do comando bg, o fg traz de volta um processo ao foreground.


Questao 3

3- Como é a administração pelo usuário da memória virtual do Sistema Operacional que você escolheu?

A distribuição debian tem alguns algoritmos que administram o uso da memória virtual, conhecida como swap como exemplo tomamo-nos uma maquina com a memória de 1GB o uso da memória virtual é bastante pouca ele só será requisitada em ultimo caso já uma maquina com a memória de 256Mb há memória virtual será requisitada com frequência, isso é só um exemplo ha distribuições que se desempenham bem com pouca memoria, a memória virtual no debian e em outra distribuições Linux é como uma medida de segurança quando há por uma eventual falta de memória ele evita colisões entre os processos. Se por eventual acontecer que a memória RAM tenha sido usada completamente o seu excedente será despejado na swaping.

Questao 4

4- Caso um usuário compre um dispositivo que o Sistema Operacional que você escolheu não tenha suporte nativamente, mas um drive está disponível na Internet como faço para instalá-lo?

Primeiramente verifica a procedência do drive, se for do repositório do próprio debian é seguro a instalação e com um apt-get install mais o nome do drive como estar no repositório ai instala automaticamente caso não haja no repositório devemos fazer o download do drive e preparar para instalação abrimos o console ou terminal abrimos a pasta onde o drive estiver salvo digitar o comando make install depois executá-lo com um ./nome do arquivo.sh.

Questao 5

5- O que é desfragmentação? É necessário desfragmentar o sistema de arquivos do Sistema Operacional que você escolheu? Por quê?

A desfragmentação de disco tem como objetivo organizar fisicamente os arquivos de forma que melhore o desempenho do seu sistema operacional usando como base no aumento de velocidade da leitura dos arquivos espalhados nos setores. Quando é gravado um arquivo no disco o mesmo pode ser fragmentado e gravado em cluster diferentes e assim dificulta a leitura já que quando requisitada terá que sair em busca de todo o conteúdo que estão separados e distantes um do outro a fragmentação coloca esses arquivos bem mais próximos um do outro deixando a leitura bem mais rápida gerando um bom desempenho no seu sistema operacional .


Referencias

Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de. Aula apresentada de Sistemas Operacionais. Rio Grande do Norte: UFRN, 2004. Disponível em <www.dca.ufrn.br/~lmarcos/courses/.../sistemas_operacionais.ppt>.

Debian, Última Modificação: Qua, 28 de Jul de 2010, 18:38:34 UTC Copyright © 1997-2010 SPI. <http://www.debian.org/intro/about>.

Baboo. Desfragmentação disponivel em <http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Tudo-sobre-desfragmentacao-de-discos_a9354_z0.aspx> Acesso em 07/10/2010

Elaine Martins da Silva. Desfragmentação disponivel em <http://www.baixaki.com.br/info/4428-mito-ou-verdade-precisa-desfragmentar-discos-que-rodam-o-linux-.htm> Acesso em 07/10/2010


<http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=147>acesso em 15/10/2010


Juergen Haas <http://linux.about.com/od/commands/l/blcmdl1_ps.htm>acesso em 15/10/2010


Juergen Haas <http://linux.about.com/library/cmd/blcmdl_kill.htm>acesso em 15/10/2010

wikipedia. Swap <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_virtual>acesso em 16/10,2010