Processos

From AdonaiMedrado.Pro.Br
Revision as of 20:17, 25 August 2010 by Ericgaldino fazag (Talk | contribs) (Processo)

Jump to: navigation, search

Processo

Um processo nada mais é do que a execução de um programa, um programa pode ter vários processos cada um com sua própria característica. Cada processo tem a sua própria CPU virtual essa CPU compartilhada entre os outros processos com o intuito de controla o as entradas e saídas dos processo o tempo todo criando uma alternâncias esse processo de troca rápidas chamado de multiprogramação.

Ha quatros possíveis eventos de criação de um processo:

  1. . O inicio do sistema.
  2. . A execução de uma chamada ao sistema de criação de processo por um processo em execução.
  3. . Uma requisição do usuário para criar um novo processo.
  4. . Inicio de um job em lote

Os sistemas operacionais quando carregados criam-se vários processos alguns em primeiro plano que são os que interagem com o usuários realizando as suas tarefas solicitada pelo mesmo. ha também a criação de processos em segundo plano que estar associado a um usuário particular com a sua função de tratar de alguma atividade especifica como por exemplo o recebimento de mensagens eletrônicas, paginas da WEB entre outros, são chamados de daemons Um processo também seu tempo de vida ele executado cumprir sua rotina mais tudo tem um inicio e um fim. Segundo Tanenbaum (2003, p.54,55 ): Ha algumas razoes possíveis para isso

  1. . saída normal (volutaria).
  2. . saída por algum erro (volutaria).
  3. . Erro fatal (involuntária).
  4. . Cancelamento por um outro processo (involuntária).

Como numa sociedade existe hierarquia nos processos também existem com uma maneira um pouco diferente, o processo pai e o processo filho, os mesmo costumam ser associados pois o processo filho pode gerar mais processos filhos gerando uma hierarquia de processo.

Referencias

Tanenbaum, Andrew S. Sistema operacionais modernos / Andrew S. Tanenbaum; tradução Ronaldo A.L. Gonçalves, Luís A. Consularo; revisão técnica Regina Borges de Araújo. – 2. ed. – São Paulo : Prentice Hall, 2003.

Comentários do Professor

  • 21/08/2010
    • É importante você colocar as referências no seu texto. Ou seja, de onde você retirou estas informações? Onde pesquisou? Veja exemplo de como fazer no quadro da página 47 (24 do PDF) de MENDONÇA, Gismália Marcelino. Manual de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos. Salvador: Unifacs, 2009. Disponível em <http://www.unifacs.br/upload/biblioteca/ManualdeNormalizacao.pdf>.
    • Atenção aos acentos.
    • O que você quer dizer com CPU virtual? Explique melhor.
    • Acho que está confusa e redação de "Os sistemas operacionais quando carregados criam-se varios processos...".